O Pix é o novo e moderno jeito de fazer pagamentos de forma instantânea criada recentemente pelo Banco Central. Já em vigor, o Pix traz inovação, praticidade e segurança para os usuários nas transações bancárias.
Entenda melhor a seguir o que é o PIX, como ele funciona e o que o diferencia dos demais meios de pagamentos.
O que é PIX?
O PIX é um meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, onde pode ser feito transferências entre contas de maneira instantânea, prática rápida e segura. A ferramenta é uma rede que visa a inovação frente ao TED e ao DOC e que funciona 24 horas por dia.
Dentre as atividades possíveis através do PIX, os usuários poderão fazer transferências e pagamentos entre pessoas, pessoas e estabelecimentos comerciais, pagamentos de taxas e impostos, entre outras atividades.
O Pix pode ser realizado por uma conta corrente ou uma conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. Além disso, além da participação dos bancos o Pix pode ser feito por meio de aplicativos de rede bancária.
Quais os benefícios do Pix?
O Pix é uma maneira moderna de efetuar transações bancárias que vem com uma gama de benefícios. Além dos mais notáveis que são as transações imediatas funcionando 24 horas, o Pix vem com uma força de mercado que traz inovação e mudanças.
Veja algumas delas:
- Aumento da competividade;
- Maior eficiência de mercado;
- Baixar o custo;
- Aumentar a segurança;
- Melhorar experiência de mercado;
- Trazer mais tecnologia;
- Inclusão financeira;
- Entre outros.
Em resumo, o Pix traz benefícios tanto para os pagadores como para os recebedores e para o ecossistema financeiro.
Com atividades mais seguras, rápidas e de baixo custo o Pix traz mais praticidade, facilitando as relações entre as partes, disponibilizando recursos instantâneos, deixando o mercado mais seguro, estimulado e mais próximo das novas inovações tecnológicas.
Como funciona o PIX?
O Pix funciona para todas as pessoas que tem contas sejam físicas ou jurídicas em algum tipo de banco, fintech ou plataforma de pagamento.
As chamadas chaves do Pix, são uma forma de identificar o usuário dentro do sistema, como se fosse o seu endereço onde o sistema irá identificar quem é você.
A chave Pix pode ser o CPF, CNPJ, número do celular, endereço de e-mail, chave aleatória, ou um código gerado pelo próprio sistema.
Através dos canais do próprio banco você faz o cadastro, e define uma chave que vai autorizar e efetuar o seu cadastro junto ao Banco Central.
Para usar o Pix basta entrar na seção Pix do seu próprio banco.
Diferença entre Pix e outros meios de transferência e de pagamento
O Pix chega ao mercado com algumas diferenças das transações tradicionais como o TED e o DOC. O novo meio de pagamentos é mais uma opção para o usuário, porém mais inovadora.
Através do Pix, a pessoa que vai transferir por exemplo, não precisa saber onde a pessoa tem conta, não tem limite de horário, nem dia para fazer a atividade. O Pix funciona todos os dias, 24h, entre qualquer banco.
Características do Pix
Para finalizar, vamos ver algumas das principais características do Pix.
- Rápido
- 24h, 7 dias na semana
- Fácil
- Barato
- Seguro
- Integrado
Com uma conta digital ativa ou mesmo em uma plataforma de pagamento, o Pix traz menos burocracia e muitas vantagens para as transações financeiras.
Se você tiver alguma dúvida, fale com a gente.